Quando a Amazônia é tratada como Mata Atlântica: o erro de enquadramento no artigo 50
Um produtor rural no Maranhão recebeu do órgão estadual sua Autorização de Supressão de Vegetação e a respectiva Licença Única Ambiental de Regularização, e exercia atividade agrossilvipastoril em seu imóvel. Dois anos depois, o IBAMA compareceu à propriedade e lavrou auto de infração por suposta destruição de 620,94 hectares de floresta nativa do bioma Amazônico, enquadrando a conduta como dano à vegetação “objeto de especial preservação” nos termos do artigo 50 do Decreto 6.514/2008. Houve imposição de multa. A área foi embargada. O produtor detinha autorização do órgão estadual, mas ela cobria 596,7759 hectares, menos do que os 620,94 hectares autuados. O caso, registrado nos autos do processo 1054095-76.2025.4.01.3700 perante a 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Maranhão, é paralelo ao tema deste texto: a decisão não discutiu o enquadramento no artigo 50 nem o regime da vegetação amazônica, e tratou do alcance da autorização estadual diante da área autuada.
O artigo 50 e a exigência de regime jurídico próprio para a especial preservação
O artigo 50 do Decreto 6.514/2008 estabelece sanção para quem “destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, objeto de especial preservação, sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente”, cominando multa de R$ 5.000,00 por hectare ou fração. A norma não é autoaplicável; seu parágrafo segundo define com precisão o que se entende por especial preservação, ao dispor que “são consideradas de especial preservação as florestas e demais formas de vegetação nativa que tenham regime jurídico próprio e especial de conservação ou preservação definido pela legislação”. Trata-se de requisito cumulativo que exige três elementos para a correta subsunção do fato ao tipo: a existência de regime jurídico próprio, o caráter especial desse regime e a sua definição por meio de legislação específica.
Essa estrutura normativa não é acidental. O Decreto 6.514/2008 organizou a proteção da vegetação nativa por meio de uma tríade de dispositivos que operam em gradação decrescente de tutela. O artigo 50 tutela vegetação com regime jurídico próprio e especial; o artigo 51 protege vegetação localizada em área de reserva legal ou servidão florestal, cominando idêntica multa de R$ 5.000,00 por hectare; e o artigo 52 abrange o desmatamento a corte raso fora da reserva legal, com multa de R$ 1.000,00 por hectare. Essa tripartição reflete uma escala sancionatória vinculada à densidade normativa aplicável a cada categoria de vegetação, e não à mera localização geográfica do bioma. Confundir essas categorias — como frequentemente ocorre na prática fiscalizatória — conduz a enquadramentos equivocados que inflam artificialmente o valor da multa e desconsideram a realidade jurídica do imóvel autuado.
A vegetação amazônica não possui regime jurídico equiparável ao da Mata Atlântica
O paradigma mais evidente de vegetação dotada de especial preservação para fins do artigo 50 é a Mata Atlântica. A Lei 11.428/2006 instituiu regime jurídico próprio, detalhado e especial para esse bioma, regulando desde as hipóteses excepcionais de supressão até os mecanismos de compensação ambiental, passando pela definição dos estágios sucessionais de regeneração da vegetação. O próprio parágrafo primeiro do artigo 50 confirma essa lógica ao prever agravante específica de R$ 500,00 por hectare quando a infração atingir vegetação secundária em estágio inicial de regeneração do bioma Mata Atlântica. Trata-se de reconhecimento legislativo expresso de que a Mata Atlântica possui o regime jurídico qualificado que o tipo sancionador exige. Conforme registrado em Infrações Ambientais (Thomson Reuters — Revista dos Tribunais, 2025), trata-se da “vegetação que, embora tenha o reconhecimento legal da especial preservação, pode ter sua supressão autorizada nos casos especificamente estabelecida nas normas de proteção, mediante regime próprio de exploração ou aproveitamento”.
A Floresta Amazônica, por outro lado, embora reconhecida como patrimônio nacional pelo § 4º do artigo 225 da Constituição Federal, não dispõe de lei federal que institua regime jurídico próprio e especial de proteção equiparável ao da Lei da Mata Atlântica. A declaração constitucional de patrimônio nacional, como reconhecem tanto a doutrina quanto a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, não é autoaplicável e depende de regulamentação por legislação infraconstitucional específica para produzir os efeitos que o artigo 50 do Decreto 6.514/2008 pressupõe. Essa distinção é relevante porque, na ausência de regime jurídico próprio definido em lei, a vegetação amazônica não preenche os requisitos do parágrafo segundo do artigo 50, devendo o enquadramento da conduta observar, conforme o caso, os artigos 51 ou 52 do mesmo Decreto — que tratam, respectivamente, de dano em reserva legal e de desmatamento fora dela.
O Parecer 12/SUBPGMA/2016 da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso analisou precisamente essa questão, ao reconhecer que, para que o bioma Amazônia ou o Pantanal fossem considerados objeto de especial preservação, seria necessário regime jurídico próprio — o qual somente a Mata Atlântica possui, por meio da Lei 11.428/2006. Essa conclusão tem consequências práticas diretas, pois o enquadramento equivocado no artigo 50 resulta em multa cinco vezes superior àquela aplicável pelo artigo 52, sem que haja fundamento normativo que justifique a diferença.
O caso concreto e a decisão da 8ª Vara Federal Ambiental do Maranhão
No processo 1054095-76.2025.4.01.3700, o produtor rural autuado possuía Autorização de Supressão de Vegetação (ASV 000226/2021, vigente de 21/06/2021 a 23/06/2023) e Licença Única Ambiental de Regularização (LUAR n. 3034462/2021, vigente de 21/06/2021 a 23/06/2025), ambas emitidas pelo órgão estadual competente. A análise multitemporal de imagens de satélite indicou supressão de vegetação entre agosto de 2021 e julho de 2023, período quase todo dentro da vigência da ASV, que terminou em junho de 2023; além disso, a autorização abrangia 596,7759 hectares, e a área autuada foi de 620,94 hectares. O IBAMA descreveu a conduta como destruição de floresta nativa do bioma amazônico “objeto de especial preservação” sem autorização, redação que corresponde ao artigo 50 do Decreto 6.514/2008 e que, na leitura do escritório, trata a vegetação amazônica como se tivesse o regime jurídico especial que a lei confere à Mata Atlântica; a decisão, porém, não examinou esse ponto.
O magistrado, ao analisar o pedido de tutela de urgência, reconheceu parcial relevância nas argumentações do produtor e deferiu a tutela só em parte: suspendeu a exigibilidade da multa do Auto de Infração 12UU4OG9 até que o valor seja ajustado à diferença entre a área autuada e a área autorizada, e determinou a retificação do Termo de Embargo F5RB2XIO para que ele alcance apenas essa diferença. O juiz considerou que a LUAR só abrangia danos anteriores à sua concessão e que a ASV autorizava a supressão de 596,7759 hectares, menos do que os 620,94 hectares autuados, de modo que parecia incontroverso o desmatamento além do autorizado. A existência de autorização válida emitida pelo órgão estadual competente torna, no mínimo, questionável a autuação federal por suposta ausência de licença — especialmente quando o próprio caput do artigo 50 condiciona a tipicidade da conduta à falta de autorização ou licença da autoridade ambiental competente.
O precedente não enfrentou o enquadramento no artigo 50; o que ele decidiu foi o alcance da autorização estadual: em cognição sumária, a multa e o embargo só se sustentam sobre a área que excedeu a ASV, e a LUAR não regulariza danos posteriores à sua concessão. A decisão também afastou a tese de que o IBAMA não poderia fiscalizar atividade licenciada pelo Estado, com base na competência comum do artigo 23 da Constituição. Conforme registrado em Legislação Ambiental Comentada (Thomson Reuters — Revista dos Tribunais, 2025), se a vegetação é passível de supressão mediante autorização, “não existe lógica em exigir que seja permitida sua regeneração para, depois de recomposta, autorizar o seu corte”.
A atipicidade da conduta quando há autorização válida
O artigo 50 do Decreto 6.514/2008 é norma sancionadora que exige, para sua configuração, a ausência de autorização ou licença da autoridade ambiental competente. Quando o produtor rural detém ASV e licença ambiental vigentes — emitidas pelo órgão estadual no exercício regular de sua competência fiscalizatória —, a conduta de suprimir vegetação dentro dos limites autorizados não preenche o tipo descrito no artigo 50. Falta-lhe o elemento normativo da clandestinidade, ou seja, a realização da supressão sem a anuência do poder público. A fiscalização federal que desconsidera autorização estadual válida precisa demonstrar, de forma fundamentada, que essa autorização é nula ou que a supressão excedeu seus limites; do contrário, a autuação carece de tipicidade.
Essa questão se conecta diretamente com o disposto no artigo 51 da Lei 12.651/2012, que impõe ao órgão ambiental o dever de embargar a obra ou atividade que deu causa ao uso alternativo do solo como medida voltada a impedir a continuidade do dano ambiental, mas restringindo o embargo aos locais onde efetivamente ocorreu desmatamento ilegal. E a palavra-chave aqui é “ilegal”: onde há autorização válida, não há ilegalidade que fundamente o embargo. O artigo 15-A do Decreto 6.514/2008 reforça essa lógica ao dispor que o embargo restringe-se aos locais onde efetivamente se caracterizou a infração ambiental. Se a supressão se deu dentro dos parâmetros da ASV, a infração simplesmente não se caracterizou. Como tivemos a oportunidade de abordar em Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025), a correta delimitação do embargo depende da prévia demonstração de ilegalidade na conduta, e não de mera constatação de supressão de vegetação — que pode ser perfeitamente lícita.
O que o produtor rural deve fazer diante de autuação com enquadramento no artigo 50
A primeira providência é verificar se a vegetação atingida possui efetivamente regime jurídico próprio e especial definido em lei, nos termos do parágrafo segundo do artigo 50. Se o imóvel se localiza no bioma Amazônia, no Cerrado ou no Pantanal — biomas que não contam com legislação específica equiparável à Lei 11.428/2006 da Mata Atlântica —, o enquadramento no artigo 50 é questionável e deve ser combatido tanto na esfera administrativa quanto judicial. A diferença prática é substancial: enquanto o artigo 50 comina multa de R$ 5.000,00 por hectare, o artigo 52 prevê R$ 1.000,00 por hectare para desmatamento fora da reserva legal, de modo que o enquadramento correto pode reduzir a multa ambiental em até 80%.
A segunda providência consiste em reunir e preservar toda a documentação que comprove a regularidade da supressão: ASV, licenças ambientais, CAR atualizado e eventuais condicionantes cumpridas. Essa documentação deve instruir tanto a defesa administrativa (no prazo legal para apresentação de defesa após a ciência do auto de infração) quanto eventual ação judicial, se necessário. No caso analisado pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Maranhão, foi a ASV que permitiu ao juízo suspender a cobrança da multa até o recálculo e reduzir o embargo ambiental à área que excedeu a autorização; a LUAR, por ser anterior aos danos, não serviu para isso.
A terceira providência, e talvez a mais relevante do ponto de vista estratégico, é não deixar de impugnar o enquadramento típico na própria defesa administrativa. Muitos produtores e até advogados generalistas concentram a defesa em questões formais (competência, prescrição, vícios de forma) e deixam de enfrentar a questão material do enquadramento no artigo 50 versus artigos 51 ou 52. Mas é precisamente aí que reside a maior vulnerabilidade da autuação, porque o IBAMA precisa demonstrar que a vegetação atingida possui o regime jurídico próprio e especial que a lei exige. Sem essa demonstração, o auto de infração padece de vício de motivação que compromete sua validade. O produtor rural que enfrenta esse tipo de situação deve buscar assessoria jurídica especializada em defesa contra multas ambientais para garantir que todos os argumentos pertinentes sejam adequadamente deduzidos.
Perguntas Frequentes
O que é vegetação objeto de especial preservação no artigo 50 do Decreto 6.514/2008?
A Floresta Amazônica é considerada de especial preservação para fins do artigo 50?
Qual a diferença de multa entre os artigos 50 e 52 do Decreto 6.514/2008?
Autorização de supressão de vegetação afasta a multa do IBAMA?
O que o produtor rural deve fazer ao receber auto de infração pelo artigo 50?
Precisa de ajuda com seu caso ambiental? O Diovane Franco Advogados é referência nacional em Direito Ambiental, com mais de 1.000 casos atendidos em todo o Brasil.