Embargo do IPAAM no Amazonas: como levantar a área embargada

· · 12 min de leitura

Uma empresa levou ao Judiciário, em ação julgada em Manaus, três autos de infração do IPAAM e os termos de embargo a eles vinculados. Alegou que a fiscalização se apoiara apenas em constatação visual, sem laudo técnico, e que as restrições impostas eram desproporcionais. Quando o juízo abriu prazo para a especificação de provas, respondeu que não tinha provas a produzir, por entender que o ônus probatório pertencia ao órgão ambiental. A sentença, proferida em 10 de junho de 2026 pelo juiz Saulo Goés Pinto, em Manaus, julgou a demanda improcedente, manteve os autos de infração e os termos de embargo e ainda condenou a autora em custas e honorários de 10% sobre o valor da causa.

O caso interessa a todo produtor rural e a toda empresa que opera no Amazonas porque expõe, com crueza, a diferença entre ter razão e provar razão em matéria de embargo ambiental. O embargo é a medida que mais rapidamente paralisa uma atividade produtiva, e é também aquela em que a defesa mal construída custa mais caro — porque enquanto se discute, a área continua travada.

O que a sentença do TJAM decidiu sobre os autos de infração do IPAAM

A autarquia ambiental amazonense sustentou, em contestação, que os autos de infração gozam de presunção de veracidade e legitimidade, que foram lavrados por agentes competentes no exercício regular do poder de polícia e que não se exige laudo laboratorial prévio para a constatação das infrações. O juízo acolheu integralmente essa linha. Registrou que a presunção de legitimidade dos atos administrativos, embora não seja absoluta, milita em favor da Administração e desloca para o administrado o encargo de demonstrar o vício, invocando o art. 373, I, do Código de Processo Civil, segundo o qual “o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito”.

Dois pontos da fundamentação merecem atenção de quem monta defesa. O primeiro é que a sentença afastou expressamente a tese de nulidade por ausência de laudo técnico, por entender que a prova da infração se materializa, em princípio, no próprio auto e nos relatórios de fiscalização que o embasaram; nas palavras do julgador, “Caberia à Requerente, portanto, produzir contraprova técnica para infirmar as constatações dos agentes fiscais, o que não requereu.” O segundo é o destino dado aos laudos que a empresa juntou com a inicial. O juízo consignou que “Os laudos técnicos unilaterais juntados com a petição inicial, por serem anteriores à data da fiscalização, não são suficientes para desconstituir os fatos apurados pelos agentes do IPAAM no momento da vistoria”, porque regularidade pretérita não garante conformidade permanente.

Vale ser preciso sobre o alcance disso. Trata-se de sentença de primeiro grau, julgada antecipadamente nos termos do art. 355, I, do CPC, sem produção de prova pericial — e não de precedente de tribunal. A decisão não declarou que a fiscalização visual é sempre suficiente, nem que os embargos eram proporcionais; ela apenas disse que, sem prova capaz de infirmar o auto, as alegações da inicial permaneceram “no campo meramente argumentativo”. As teses de desproporcionalidade e de violação ao contraditório sequer foram enfrentadas em específico. A causa não se perdeu no mérito ambiental. Perdeu-se na prova.

O que o embargo ambiental pode e não pode alcançar na área rural

Sua multa prescreveu?Use nossa calculadora gratuita e descubra em 1 minuto se a sua multa do IBAMA ou SEMA prescreveu.

Perder uma ação por deficiência probatória não significa que os embargos lavrados pelos órgãos estaduais sejam inatacáveis. Significa que o ataque precisa ser técnico e dirigido ao ponto certo. E o ponto certo, quase sempre, é a extensão da restrição.

O regime jurídico do embargo é delimitado por três comandos que todo autuado deveria conhecer de cor. O art. 15-A do Decreto 6.514/2008 estabelece que “O embargo de obra ou atividade restringe-se aos locais onde efetivamente caracterizou-se a infração ambiental, não alcançando as demais atividades realizadas em áreas não embargadas da propriedade ou posse ou não correlacionadas com a infração.” O art. 108 do mesmo decreto define a finalidade da medida, que “tem por objetivo impedir a continuidade do dano ambiental, propiciar a regeneração do meio ambiente e dar viabilidade à recuperação da área degradada, devendo restringir-se exclusivamente ao local onde verificou-se a prática do ilícito.” E o art. 51, § 1º, da Lei 12.651/2012 repete a lógica para o desmatamento ilegal, ao dispor que “O embargo restringe-se aos locais onde efetivamente ocorreu o desmatamento ilegal, não alcançando as atividades de subsistência ou as demais atividades realizadas no imóvel não relacionadas com a infração.”

Três normas, uma única ideia. O embargo é cirúrgico, não territorial. Quando o IPAAM — ou qualquer órgão estadual — embarga o imóvel inteiro porque houve supressão em dez hectares, a restrição extrapola a base legal naquilo que ultrapassa o polígono do ilícito. Esse é um vício que se demonstra com documento e geotecnologia, não com adjetivo. O próprio art. 16, § 1º, do Decreto 6.514/2008 impõe ao agente autuante o dever de colher todas as provas possíveis de autoria e materialidade, bem como da extensão do dano, “apoiando-se em documentos, fotos e dados de localização, incluindo as coordenadas geográficas da área embargada, que deverão constar do respectivo auto de infração para posterior georreferenciamento.” Quando o termo não traz coordenadas, ou traz polígono que não corresponde à área degradada, há matéria concreta de defesa. Tratamos desse ponto com maior profundidade em Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025), onde sustentamos que a delimitação do polígono é elemento de validade, e não detalhe formal do termo.

Embargo cautelar e embargo sanção: uma distinção que muda a defesa

Ferramenta gratuita

Consulte autuações e embargos ambientais no mapa

Pesquise por CPF, CNPJ ou código CAR e veja multas, embargos e desmatamento na sua propriedade.

Acessar geoportal

Há uma confusão recorrente entre a medida administrativa aplicada no campo, no instante da fiscalização, e a sanção aplicada ao final do processo administrativo. Conforme registrado em Infrações Ambientais (Thomson Reuters — Revista dos Tribunais, 2025), “O que tem ocorrido muitas vezes é que o agente público aplica o embargo sumariamente no ato da fiscalização e esta restrição não é transformada em sanção pela autoridade julgadora depois de analisar os argumentos de defesa.” A mesma obra registra que a prática de atividades agropecuárias em área embargada cautelarmente por supressão de vegetação sem autorização “não representa descumprimento do embargo, antes do julgamento e transformação do embargo em sanção, uma vez que a prática ilícita embargada era o desmatamento.”

A consequência prática é relevante e costuma passar despercebida. O embargo cautelar nasce do art. 101, II, do Decreto 6.514/2008 e serve a um propósito preventivo e instrumental, voltado a evitar novas infrações, resguardar a recuperação ambiental e garantir o resultado prático do processo. Ele não é pena. Se o processo administrativo tramita por anos sem julgamento e a restrição permanece, o que se tem não é mais cautela — é sanção aplicada sem decisão, o que contraria o devido processo legal do art. 5º, LIV, da Constituição. Na defesa, isso autoriza pedido específico de levantamento ou de conversão em medida menos gravosa, com fundamento na perda do caráter cautelar.

O mesmo raciocínio serve ao exame da prescrição da pretensão punitiva ambiental. O art. 21, § 2º, do Decreto 6.514/2008 é expresso ao determinar que “Incide a prescrição no procedimento de apuração do auto de infração paralisado por mais de três anos, pendente de julgamento ou despacho”. Processos estaduais parados há meia década não são raridade, e o arquivamento pode ser requerido pela parte interessada. Em autuações de 2021, como as discutidas na sentença de Manaus, o marco temporal já merece conferência.

Como levantar a área embargada pelo IPAAM no Amazonas

O caminho para o desembargo administrativo está desenhado no art. 15-B do Decreto 6.514/2008, segundo o qual “A cessação das penalidades de suspensão e embargo dependerá de decisão da autoridade ambiental após a apresentação, por parte do autuado, de documentação que regularize a obra ou atividade.” Não existe levantamento automático pelo decurso do tempo, nem por pagamento da multa. Depende de ato expresso da autoridade, provocado por requerimento instruído.

Esse requerimento, para ter chance real, precisa demonstrar três coisas. A primeira é a cessação da conduta que motivou a restrição, o que se faz com imagens de satélite em série temporal, laudo de campo com coordenadas e registro fotográfico datado. A segunda é a regularização documental da atividade, que no Amazonas passa pelo CAR ativo e consistente, pela autorização de supressão quando aplicável, pela licença ou dispensa do IPAAM e, quando o caso envolve passivo, pelo projeto de recomposição protocolado ou pelo termo de compromisso firmado. A terceira é a delimitação exata do que se pede: levantamento integral ou parcial do polígono, com planta e memorial que permitam à autarquia decidir sem precisar ir a campo outra vez.

Cabe também usar o art. 51, § 2º e § 3º, da Lei 12.651/2012 a favor do autuado. O órgão ambiental deve disponibilizar publicamente as informações sobre o imóvel embargado, caracterizando o exato local da área e informando o estágio do procedimento administrativo, e, a pedido do interessado, emitir certidão sobre a parte embargada do imóvel. Essa certidão é documento de ouro para destravar crédito rural, contratos de venda e operações de escoamento, porque prova documentalmente que o restante da propriedade está livre.

Quando anular o auto de infração e o embargo do IPAAM

Anular é diferente de levantar. O levantamento pressupõe que a restrição foi válida e cessou a causa; a anulação ataca o ato na origem. As hipóteses mais sólidas na prática são a incompetência do órgão para fiscalizar aquele fato, a ausência de descrição individualizada da conduta no auto, a ausência das coordenadas e do georreferenciamento exigidos pelo art. 16, § 1º, do Decreto 6.514/2008, o cerceamento de defesa no processo administrativo, a prescrição e o excesso do polígono em relação ao local do ilícito.

Mas repare no que a sentença amazonense ensina sobre a forma de sustentar cada uma dessas teses. A empresa alegou ausência de laudo técnico e desproporcionalidade; não trouxe perícia, não requereu prova, não produziu contraprova técnica contemporânea à vistoria. Diante disso, o juízo nem precisou discutir a consistência material das autuações. Em defesa contra auto de infração ambiental, alegação sem lastro probatório é alegação perdida, e o julgamento antecipado do mérito, nos termos do art. 355, I, do CPC, chega antes que a tese amadureça.

Laudo anterior à fiscalização tem utilidade limitada — e a sentença explicitou exatamente isso. Ele serve para demonstrar histórico de conformidade, nunca para negar um fato constatado depois. O documento que desmonta auto de infração é aquele que reconstitui a situação da área na data da vistoria: imagem de satélite do período, laudo pericial sobre o mesmo polígono, série temporal que demonstre que a supressão é anterior a 22 de julho de 2008 ou que a área nunca teve a cobertura alegada.

O que o produtor rural deve fazer diante de um embargo do IPAAM

Primeiro, levantar o inteiro teor do processo administrativo, com auto de infração, relatório de fiscalização, termo de embargo e o polígono georreferenciado. Sem isso, qualquer defesa é chute. Segundo, confrontar o polígono embargado com o CAR, com a área efetivamente degradada e com as atividades desenvolvidas no imóvel, para identificar o excesso que os arts. 15-A e 108 do Decreto 6.514/2008 e o art. 51, § 1º, do Código Florestal não autorizam. Terceiro, contratar prova técnica contemporânea e protocolá-la ainda na esfera administrativa, onde ela custa menos e produz mais efeito. Quarto, requerer a certidão prevista no art. 51, § 3º, da Lei 12.651/2012 para preservar o uso econômico do restante da propriedade. Quinto, verificar a prescrição e a paralisação por mais de três anos, que arquivam o procedimento de ofício ou a requerimento.

E, se a discussão for para o Judiciário, nunca dizer ao juízo que não há provas a produzir. A presunção de legitimidade do ato administrativo não é uma formalidade retórica que se derruba com argumento bem escrito; ela é uma regra de distribuição de ônus que só cede diante de prova. A ação anulatória julgada em Manaus mostra o preço de ignorar isso, e esse preço veio com honorários de 10% sobre o valor da causa.

Embargo mal delimitado se derruba com coordenada, imagem e laudo. Nunca com indignação.

Este conteúdo foi útil? Avalie:

Perguntas Frequentes

O embargo do IPAAM pode alcançar o imóvel rural inteiro?
Não. Conforme o texto, os arts. 15-A e 108 do Decreto 6.514/2008 e o art. 51, § 1º, da Lei 12.651/2012 restringem o embargo aos locais onde efetivamente ocorreu a infração, sem alcançar as demais atividades do imóvel não relacionadas a ela. Se o órgão embarga a propriedade inteira por supressão em parte da área, a restrição extrapola a base legal naquilo que ultrapassa o polígono do ilícito, vício que se demonstra com documento e geotecnologia.
Como pedir o levantamento de uma área embargada pelo IPAAM?
Por requerimento instruído à autoridade ambiental, pois o art. 15-B do Decreto 6.514/2008 condiciona a cessação do embargo à decisão da autoridade após a apresentação de documentação que regularize a atividade. Não há levantamento automático pelo decurso do tempo nem pelo pagamento da multa. O pedido deve demonstrar a cessação da conduta, a regularização documental, como CAR ativo e licença ou dispensa do IPAAM, e a delimitação exata da área cujo levantamento se pede.
Auto de infração ambiental lavrado sem laudo técnico é nulo?
Na sentença de primeiro grau comentada no texto, não. O juiz afastou a tese de nulidade por ausência de laudo técnico, entendendo que a prova da infração se materializa, em princípio, no próprio auto e nos relatórios de fiscalização, e que caberia à empresa produzir contraprova técnica, o que ela não requereu. A decisão, porém, não declarou que a fiscalização visual é sempre suficiente: a ação foi julgada improcedente por falta de prova.
Laudo técnico feito antes da fiscalização ajuda a derrubar o auto de infração?
Tem utilidade limitada. Na sentença comentada, os laudos unilaterais juntados com a inicial, por serem anteriores à fiscalização, foram considerados insuficientes para desconstituir os fatos apurados na vistoria, porque regularidade pretérita não garante conformidade permanente. Segundo o texto, o documento útil é o que reconstitui a situação da área na data da vistoria, como imagem de satélite do período, laudo pericial sobre o mesmo polígono e série temporal.
O embargo cautelar pode ser mantido por anos sem julgamento do processo administrativo?
Segundo o texto, não deveria. O embargo cautelar do art. 101, II, do Decreto 6.514/2008 tem finalidade preventiva e instrumental e não é pena; se o processo tramita por anos sem julgamento e a restrição permanece, passa a ser sanção aplicada sem decisão, o que contraria o devido processo legal. Isso autoriza pedido de levantamento ou de conversão em medida menos gravosa, além da verificação de prescrição quando o procedimento fica paralisado por mais de três anos.

Gostou do artigo?

Receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail.

Precisa de ajuda com seu caso ambiental? O Diovane Franco Advogados é referência nacional em Direito Ambiental, com mais de 1.000 casos atendidos em todo o Brasil.

Fale conosco