Juiz tira registro de embargo de quem não é dono
Decisão Comentada do Dia

Embargo ambiental registrado contra quem não é dono nem possuidor do imóvel

12/05/2026 TRF1 Processo: 1016217-63.2025.4.01.4300 8 min de leitura Atualizado em 15/10/2026
Diovane Franco
Comentário por Diovane Franco Especialista em Direito Administrativo · Autor de Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025)

Quem deve suportar o registro de um embargo ambiental nos sistemas oficiais: o verdadeiro proprietário da área ou um terceiro que sequer detém a posse do imóvel? A pergunta parece retórica, mas a resposta demorou a chegar para um produtor rural que figurava indevidamente nos bancos de dados do ICMBio como responsável por infração ambiental cometida em propriedade alheia. Em sentença publicada no dia 12 de maio de 2026, a Vara Federal de Gurupi/TO (processo 1016217-63.2025.4.01.4300) julgou parcialmente procedente a ação declaratória e determinou que a autarquia exclua de seus sistemas os registros de embargo lançados contra o autor, relativos ao auto de infração discutido na ação. O autor não é o proprietário do imóvel onde ocorreu o suposto desmatamento, e o juízo não viu elementos para lhe imputar a responsabilidade.

A decisão acerta no resultado, mas deixa questões relevantes em aberto que merecem exame mais detido.

O erro de imputação e suas consequências concretas

O caso tem contornos que, na prática forense ambiental, são mais comuns do que se imagina. O ICMBio lavrou auto de infração e termo de embargo por desmatamento em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ocorre que o próprio relatório de fiscalização da autarquia indicava como proprietário do imóvel pessoa diversa do autuado — e a certidão imobiliária confirmava essa titularidade desde 1996. Mesmo assim, o embargo foi registrado nos sistemas oficiais em desfavor de quem nada tinha a ver com a área.

Para quem milita na defesa de produtores rurais, a gravidade dessa situação é evidente. Um registro de embargo nos sistemas do ICMBio não é mera anotação burocrática; ele irradia efeitos devastadores sobre a vida econômica do atingido. Como já tivemos a oportunidade de tratar na obra Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025), os efeitos extradominiais do embargo — restrição de crédito rural, exclusão de cadeias produtivas, impedimentos no CAR — podem ser tão ou mais gravosos que a própria multa. Registrar esses efeitos contra pessoa errada configura verdadeiro ato administrativo sem motivo, nulo de pleno direito.

A prescrição que o autor diz reconhecida pelo ICMBio e o embargo mantido

Há um dado no caso que a sentença não enfrentou. Segundo a petição inicial, o próprio ICMBio, por notificação datada de novembro de 2021, teria reconhecido administrativamente a prescrição da pretensão punitiva sobre a multa ambiental, pelo decurso do prazo da Lei 9.873/99, e ainda assim mantido o embargo. A sentença não examinou essa alegação.

Convém perguntar: se a persecução administrativa está prescrita, qual o fundamento jurídico para a subsistência do embargo?

O juízo federal de Gurupi contornou essa questão ao resolver o caso pela via da ilegitimidade passiva do autor — ele não era proprietário nem possuidor, logo não poderia figurar nos registros. A solução é pragmática e resolve o problema concreto do jurisdicionado. Mas perdeu-se a oportunidade de enfrentar a tese de fundo: a relação de acessoriedade entre o embargo e a persecução administrativa.

A nosso ver, o embargo ambiental não é ato autônomo. Sua natureza é acessória à persecução administrativa do ilícito ambiental — ao processo sancionador em curso, não ao auto de infração como peça documental isolada. Extinta a persecução por prescrição (como o autor afirma que o próprio ICMBio reconheceu), o embargo perde seu fundamento de validade e deve ser levantado por arrastamento. O princípio é claro: a invalidade (ou extinção) do ato principal acarreta a do ato dependente. Essa é exatamente a questão submetida ao IRDR 94 do TRF1, cuja tese delimitada é a repercussão jurídica do reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva sobre o termo de embargo.

O afastamento do IRDR 94 e a distinção correta

O ICMBio sustentou na contestação que o feito deveria ser suspenso por força do IRDR 94. O juízo rejeitou a suspensão, e com razão. A fundamentação, porém, merece um reparo técnico.

O magistrado afastou o IRDR porque o “cerne da questão” seria a ausência de propriedade ou posse do autor sobre o imóvel — e não a prescrição administrativa e seus efeitos sobre o embargo. A distinção fática procede: embora a inicial pedisse a nulidade do embargo com fundamento na prescrição, o juízo identificou como cerne da questão a alegação de que o autor não é proprietário nem possuidor do imóvel, e resolveu o caso apenas por esse ângulo. O IRDR 94 trata de hipótese distinta — quando o autuado é efetivamente o proprietário ou possuidor e pretende a extinção do embargo como consequência da prescrição da multa.

A todo evidência, o afastamento estava correto. Mas a sentença poderia ter sido mais explícita ao demarcar essa fronteira, evitando que o precedente seja invocado futuramente como se o juízo tivesse afirmado que prescrição e embargo são temas desconectados.

A procedência parcial e o que ficou de fora

O dispositivo merece atenção. O juízo julgou parcialmente procedente a ação: determinou a exclusão dos registros de embargo contra o autor, mas não declarou a nulidade do embargo em si. A sentença deu duas razões: a declaração de nulidade demandaria a regularização da área ambiental, e o autor, salvo quanto à exclusão dos registros em seu desfavor, carece de legitimidade ativa para questionar a higidez dos embargos. A nosso ver, isso se explica porque o embargo recai sobre o imóvel (caráter propter rem).

A solução é tecnicamente adequada e evita um problema grave: declarar nulo o embargo sem que o verdadeiro proprietário tenha participado do processo (e sem que a regularização ambiental da área tenha sido demonstrada). O embargo, enquanto restrição de uso da área, subsiste contra quem efetivamente detém o domínio ou a posse — e a esse titular competirá buscar o levantamento do embargo pelos meios próprios, seja pela via da regularização ambiental, seja pela arguição de prescrição da persecução.

O que a sentença não abordou — e seria útil ao jurisdicionado — é a possibilidade de o autor buscar reparação pelos danos sofridos em razão do registro indevido. Se o produtor teve crédito rural negado, operações travadas ou reputação afetada por figurar indevidamente como embargado nos sistemas do ICMBio, há fundamento para responsabilização civil da autarquia. A omissão não configura erro do julgado (não houve pedido nesse sentido), mas é orientação que o advogado do caso deveria considerar em ação autônoma.

A lição prática para quem adquire ou negocia imóveis rurais

O caso expõe uma fragilidade estrutural dos sistemas de controle ambiental. O ICMBio registrou o embargo contra pessoa que não era proprietária do imóvel — e, segundo o autor, manteve esse registro mesmo após reconhecer a prescrição da multa ambiental. O mínimo que se espera de um órgão ambiental é que, ao lavrar auto de infração e termo de embargo, verifique a titularidade do imóvel com base em certidão cartorária atualizada. Não se trata de exigência sofisticada; trata-se de diligência elementar.

Para o produtor rural que se encontre em situação semelhante — com registros de embargo ou infração ambiental lançados indevidamente em seus dados —, o caminho é claro. Primeiro, tentar a correção administrativa diretamente junto ao órgão ambiental, munido de certidão de matrícula atualizada e documentação que comprove a ausência de vínculo com o imóvel. Se a via administrativa for infrutífera (como costuma ser), a ação declaratória com pedido de exclusão dos registros é o instrumento adequado, podendo ser cumulada com pedido indenizatório quando houver danos comprovados.

A sentença de Gurupi resolve o problema imediato do jurisdicionado e merece reconhecimento por isso. Mas o pano de fundo — um sistema que permite registrar embargos contra quem não tem qualquer relação com o imóvel e que mantém essas restrições mesmo após reconhecer a prescrição — revela que a gestão administrativa dos embargos ambientais no Brasil ainda opera com uma precariedade que, na prática, transmuta-se em punição ao inocente.

Leia também

Perguntas Frequentes

O embargo ambiental pode ser registrado contra quem não é dono do imóvel?
Não. O embargo ambiental recai sobre o imóvel e deve ser registrado contra o proprietário ou possuidor da área. O registro contra pessoa sem vínculo dominial ou possessório é nulo e pode ser contestado judicialmente.
O que fazer se meu nome consta indevidamente nos sistemas do ICMBio como embargado?
O primeiro passo é requerer a correção administrativa com certidão de matrícula atualizada. Se o órgão não atender, cabe ação declaratória para exclusão dos registros, podendo ser cumulada com pedido indenizatório por danos comprovados.
A prescrição da multa ambiental extingue automaticamente o embargo?
Essa questão está sendo julgada no IRDR 94 do TRF1. A tese defendida pela doutrina especializada é que sim: extinta a persecução administrativa por prescrição, o embargo perde seu fundamento e deve ser levantado por arrastamento.
O que é o IRDR 94 do TRF1 sobre embargo ambiental?
O IRDR 94 do TRF1 discute a repercussão jurídica do reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva sobre o termo de embargo ambiental, inclusive em relação a terceiros adquirentes. A decisão vinculará todos os juízos do TRF1.
O embargo ambiental afeta o acesso a crédito rural?
Sim. Instituições financeiras consultam as listas de áreas embargadas antes de conceder crédito rural. Um registro indevido de embargo pode bloquear operações financeiras mesmo que o produtor não tenha qualquer relação com a infração.

Este comentário utiliza conceitos do livro Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025), de autoria de Diovane Franco. Saiba mais →

Gostou do conteúdo?

Receba diariamente decisões ambientais comentadas no seu e-mail.

Diovane Franco
Sobre o autor Diovane Franco

Advogado (OAB/MT 29.530). Especialista em Direito Administrativo. Mestrando em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Autor de Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025). Sócio fundador do Diovane Franco Advogados. Atuou na defesa vencedora do IRDR 94 do TRF1.

Fale conosco