Um empreendimento imobiliário recebeu do município a licença de instalação e o alvará de construção. Com os papéis na mão, o empreendedor contratou, mobilizou canteiro, comprometeu capital e projetou receita. Tempo depois, a mesma administração que assinou os atos os suspendeu e, na sequência, anulou-os. A obra parou. O prejuízo, esse, não parou — e acabou virando pedido de indenização por danos emergentes, lucros cessantes e danos morais, que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte julgou procedente em parte, condenando o ente público. O município recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, nos autos do REsp 1978173, sustentando exatamente o argumento que todo órgão ambiental repete quando desfaz os próprios atos: se a cassação da licença foi lícita, não há o que indenizar.
O caso é imobiliário, mas a lógica é a mesma que o produtor rural de Mato Grosso enfrenta quando a autorização de supressão de vegetação é cancelada anos depois de executada, quando a outorga é revista, quando o licenciamento estadual de uma barragem ou de um projeto de irrigação é declarado nulo por suposto vício de competência. Em todos esses cenários, a administração invoca a mesma palavra mágica: autotutela. Vale conversar sobre os limites dessa palavra. No caso aqui examinado, porém, o TJRN deixou de lado a discussão sobre o poder-dever de anular a licença. Julgou apenas o dever do Município de indenizar os danos da anulação, ainda que legítima. É por esse ângulo, o das consequências, que o caso serve ao tema.
O que a autotutela administrativa autoriza e o que ela não autoriza
A autotutela é poder-dever, não é salvo-conduto. Ela existe porque a administração não precisa ir a juízo para retirar do mundo jurídico um ato que nasceu ilegal, nem para desfazer aquilo que deixou de atender ao interesse público. Como observa Eduardo Fortunato Bim em Licenciamento Ambiental (Fórum, 2024), “a autotutela administrativa pode ser exercida para revogar, anular ou convalidar o ato administrativo nulo ou o anulável”. Repare na terceira possibilidade, quase sempre esquecida pelos órgãos ambientais. Convalidar também é autotutela. Nas palavras de Edmir Netto de Araújo, citado na mesma obra, da autotutela “descendem, por duas vias opostas, de um lado o poder de auto impugnação (faculdade de anulação e de revogação) e de outro, o poder de convalidação, quase como o verso e reverso de uma mesma medalha”.
Essa simetria tem consequência prática enorme. Quando o órgão detecta um vício na licença que ele mesmo expediu, a primeira pergunta não é “como anulo?”, e sim “esse vício é sanável?”. Vício de forma, vício de competência, ausência de motivação suficiente, condicionante mal redigida — nada disso conduz automaticamente à nulidade fulminante do licenciamento. A obra citada é direta ao afirmar que “a convalidação do licenciamento ambiental com vício de competência, bem como com os demais vícios formais, é possível, ainda que a matéria seja indelegável e/ ou tenha havido impugnação, judicial ou administrativa”. Quem tem o poder de anular tem, antes, o dever de examinar se o aproveitamento do ato é possível. Anular sem cogitar a convalidação é escolher a via mais destrutiva quando havia caminho menos gravoso — e isso é vício de motivação, não é zelo ambiental.
Há ainda o problema do tempo. A administração não pode desfazer indefinidamente aquilo que praticou. A estabilização das situações jurídicas é regra, e a revisão é exceção sujeita a prazo. Quando o órgão desenterra uma licença concedida há oito, dez, doze anos, com empreendimento implantado e operando, para declará-la nula com base em interpretação nova de norma antiga, não está exercendo autotutela — está confiscando confiança legítima. Esse mesmo raciocínio sustenta, em outro campo, a tese de que o decurso do tempo extingue a pretensão punitiva estatal, como tratamos ao analisar a prescrição da multa ambiental.
Anulação de licença ambiental sem contraditório e ampla defesa é nulidade
Aqui está o erro mais comum e, ao mesmo tempo, o mais facilmente demonstrável em juízo. O órgão ambiental identifica o suposto vício, redige um parecer técnico interno, submete à autoridade e publica a anulação. O licenciado descobre pelo Diário Oficial. Não foi intimado, não produziu prova, não apresentou alegações, não teve a chance de demonstrar que o vício era sanável ou que não existia. A administração tratou um ato ampliativo de direito como se fosse assunto doméstico dela.
Não é. Como observa Alexandre Burmann em Fiscalização Ambiental (Editora Thoth, 2025), “existe a possibilidade de anulação dos atos administrativos eivados de legalidade pelo órgão ambiental, em respeito à autotutela administrativa e em harmonia com a Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal” — possibilidade condicionada, no mesmo texto, a que se assegure a ampla defesa e o contraditório ao administrado e a que sejam observados os prazos prescricionais. São duas condições cumulativas, não sugestões de boa prática. A Súmula 473 jamais autorizou anulação por emboscada; ela reconhece o poder de desfazimento, o que é coisa diferente de dispensar o procedimento pelo qual esse poder se exerce legitimamente.
O efeito processual dessa falha é cirúrgico. Quando o produtor rural leva o caso ao Judiciário, não precisa discutir se o vício apontado pelo órgão existia ou não; basta demonstrar que o ato de anulação foi editado sem que o titular do direito fosse ouvido. A nulidade é formal e anterior ao mérito. E o órgão, para refazer o procedimento, terá que enfrentar prazo, motivação idônea e a possibilidade de convalidação que antes ignorou. Vale o mesmo princípio que se aplica ao embargo ambiental lavrado sem a instauração regular do processo administrativo sancionador.
O que o acórdão do TJRN e o recurso ao STJ no REsp 1978173 revelam
A decisão proferida no REsp 1978173 reproduz a ementa do acórdão estadual e as razões do recurso especial interposto pelo município. O que ali está registrado como decidido pelo tribunal de origem já diz muito. A ementa consigna que a controvérsia se restringia à configuração, ou não, da responsabilidade civil do município pelo ato administrativo que suspendeu e anulou a licença de instalação e o alvará de construção. O tribunal aplicou a teoria do risco administrativo, invocou o artigo 37, § 6º, da Constituição e reconheceu danos extraordinários suportados pela empresa em virtude da conduta administrativa. Registrou, de forma expressa, a vedação ao comportamento contraditório aplicável ao poder público e o princípio da proteção da confiança. Assentou que a responsabilidade civil do município pode derivar de ato lícito. Reconheceu dano moral pelo abalo de imagem da empresa perante o mercado imobiliário local, determinou a reanálise dos danos emergentes e julgou devidos os lucros cessantes, com fundamento nos artigos 186, 402, 927 e 944 do Código Civil.
O município, em recurso especial, sustentou que, sendo lícita a cassação da licença — licitude que, segundo alega, teria sido reconhecida em julgamento anterior invocado nas próprias razões recursais —, não haveria responsabilização a lhe ser imposta. Defendeu também que a configuração dos lucros cessantes exige mais do que a simples possibilidade de realização do lucro, demandando probabilidade objetiva e circunstâncias concretas. O documento é decisão monocrática do STJ que conheceu parcialmente do recurso especial do município e, nessa extensão, negou-lhe provimento, majorando os honorários em 10%. As teses de licitude da cassação e de lucros cessantes não foram examinadas no mérito, por falta de prequestionamento (Súmula 282/STF). A revisão do valor dos danos morais esbarrou na Súmula 7/STJ. Com isso, ficou mantido o acórdão estadual, que condenou o município a pagar R$ 200.000,00 por danos morais, mais danos materiais e lucros cessantes a apurar em liquidação de sentença.
Mesmo assim, a tese fixada na origem é valiosa para quem defende produtor rural. Ela separa duas perguntas que a administração insiste em fundir. A primeira indaga se o desfazimento do ato foi legítimo. A segunda indaga se o particular que confiou no ato deve suportar sozinho o custo desse desfazimento. Responder “sim” à primeira não implica responder “não” à segunda. É precisamente isso que o artigo 37, § 6º, da Constituição estabelece quando determina que as pessoas jurídicas de direito público “responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”. O dispositivo não condiciona o dever de indenizar à ilicitude do ato administrativo; condiciona-o ao dano.
Incompetência do órgão licenciador não é cheque em branco para anular
Em Mato Grosso, boa parte das anulações de licença tem um fundamento só: o órgão estadual não poderia ter licenciado, porque a competência seria federal, ou o município não poderia ter licenciado, porque a competência seria estadual. O argumento tem aparência de rigor técnico e esconde uma prática antiga. Como observa Talden Farias em Competência Administrativa Ambiental (Lumen Juris, 2022), houve período em que “ora o Ministério Público ou alguma associação civil arguia a incompetência do órgão que concedeu a licença ambiental, e ora arguia a competência do órgão que se alegou incompetente e que por isso não analisou o mérito do requerimento”. A incompetência virava argumento de ocasião, acionado conforme o resultado desejado.
O produtor que recebe uma anulação fundada em vício de competência precisa fazer três perguntas antes de qualquer coisa. Existe, de fato, norma que atribua a competência a outro ente, ou trata-se de interpretação administrativa superveniente? O vício, se existente, atinge o conteúdo da licença ou apenas quem a assinou? E, sobretudo, por que o órgão optou pela anulação em vez da convalidação ou da ratificação pelo ente competente, sendo esta última a solução que preserva simultaneamente a legalidade e a confiança? Se a decisão administrativa não enfrentou essas questões, ela é imotivada no ponto que mais importa. Vale consultar o que tratamos sobre competência para fiscalização ambiental, porque as mesmas distorções que afetam o licenciamento contaminam a atividade sancionadora.
O que o produtor rural deve fazer quando o órgão anula a própria licença
A primeira providência é documental e precisa ser imediata. Reúna tudo que comprove a existência e a eficácia da licença original: o processo administrativo completo, os pareceres técnicos que embasaram a concessão, as condicionantes cumpridas, os relatórios de monitoramento entregues, os comprovantes de taxas. A confiança legítima não é sentimento; é fato demonstrável por meio da conduta do próprio órgão ao longo do tempo. Quanto mais o licenciado tiver cumprido, mais insustentável fica a tese de que ele deveria desconfiar da validade do que recebeu.
A segunda é verificar se houve processo administrativo prévio com intimação pessoal, prazo para defesa e decisão motivada enfrentando os argumentos apresentados. Se não houve, a nulidade formal é o eixo da impugnação, administrativa e judicial. Se houve, mas a decisão se limitou a declarar a ilegalidade sem analisar a possibilidade de convalidação nem a situação consolidada, o vício é de motivação e continua atacável. Não aceite a narrativa de que a anulação se impõe automaticamente pela só existência do vício — a doutrina especializada reconhece o contrário, e o texto citado acima é claro ao afirmar a possibilidade de convalidação mesmo diante de impugnação judicial ou administrativa.
A terceira é quantificar o dano desde já, com método. Despesas realizadas, contratos firmados, equipamentos adquiridos, financiamentos contraídos, safra perdida, área que deixou de produzir. O Código Civil, no artigo 944, estabelece que “a indenização mede-se pela extensão do dano”, e o artigo 402 determina que as perdas e danos abrangem, além do que o credor efetivamente perdeu, “o que razoavelmente deixou de lucrar”. A palavra “razoavelmente” é o campo de batalha. Lucro cessante não se prova com planilha otimista, e sim com histórico de produtividade, contratos de venda antecipada, série de receitas da propriedade. Produtor rural costuma ter esses dados — raramente os organiza antes de precisar deles.
A quarta é agir dentro do prazo e no foro certo, de preferência com medida que suspenda os efeitos da anulação antes que a paralisação consuma o ciclo produtivo. E aqui cabe o registro final. Como sustentamos em Embargos Ambientais em Áreas Rurais (Thomson Reuters, 2025), a administração ambiental brasileira habituou-se a tratar os atos que ela própria pratica como provisórios por natureza, revisáveis a qualquer tempo e sem ônus. Não são. Licença concedida gera confiança, confiança gera investimento, e investimento frustrado por ato do poder público gera dever de indenizar — ainda que o desfazimento tenha sido legítimo. Quem assinou a licença responde pelo que ela produziu no mundo real. Se o produtor rural não cobrar essa conta, ninguém cobrará por ele. Procure um advogado ambiental antes de desmobilizar o canteiro, não depois.
Precisa de ajuda com seu caso ambiental? O Diovane Franco Advogados é referência nacional em Direito Ambiental, com mais de 1.000 casos atendidos em todo o Brasil.